BrasilNotícias

Para “aprender de verdade” alunos da rede pública no Brasil planejam reprovar de propósito em 2021

0

Repetir de ano nunca foi exatamente algo desejável. No entanto, em uma pandemia em que aulas estão sendo ministradas emergencialmente de modo remoto, alguns alunos do ensino médio da rede pública brasileira têm decidido fazer exatamente isso.

Para eles, a distância tem dificultado tanto o aprendizado, que vale mais refazer todo o ano em 2021 – mesmo sem saber qual será o estado das coisas e das aulas.

“Não é que eu vou fazer de novo, eu só vou fazer, porque esse ano eu não fiz nada”, explica Júlia Almeida, estudante de 17 anos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ela publicou um vídeo em sua conta de Instagram intitulado “Por que vou reprovar em 2020”. O vídeo teve mais de 120 mil visualizações, e 900 comentários, com a maior parte das pessoas concordando com seus argumentos e dizendo também não estar entendendo muita coisa com o EAD.

Muitos admitiram ter tido a mesma ideia de repetir de ano.

“Em todo 2020, tive 4 dias de aulas, e olhe lá. [No ensino a distância, são] vinte minutos de aula por dia, sendo que na escola eu tenho 40 minutos (cada aula) e 5 aulas por dia. Não dá para repor. É só colocar na balança”, diz ela. “Eu sou privilegiada, tenho acesso a TV e internet. Mas tenho colegas que não têm acesso à televisão, imagina à internet.”

“Não aprendi uma gota de matéria em 5 meses. Em 4 meses, não vou conseguir recuperar. Não é suficiente para aprender a matéria toda de um ano. O Enem que vou fazer em janeiro vai ser por teste de resistência, porque eu não tenho condições de fazer. Não é que vou tomar bomba, eu só vou realmente fazer meu terceiro ano, ano que vem. Aprender de verdade para ter condições de fazer um Enem decente, digno.”

A BBC News Brasil falou com 14 jovens da rede pública que, como Júlia, já estão certos de que vão reprovar ou estão considerando a possibilidade. Todos dizem que não têm conseguido aprender por meio da aprendizagem remota.

Os do terceiro ano do Ensino Médio também citam o despreparo para fazer o Enem (Exame nacional do Ensino Médio), que acontecerá em janeiro, e é um dos principais meios de ingresso no ensino superior no país). Alguns afirmam desejar fechar o ciclo escolar presencialmente, com os amigos.

Os adolescentes com quem a reportagem falou estão em todo o Brasil: são estudantes no Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, do IBGE, mais de 87,4% dos alunos do ensino médio estudam na rede pública.

As respostas dos Estados e municípios variaram muito, mas “não foi um desastre frente às condições que tinham”, na opinião delas.


Léa Campos: Quarentena Solidária

Previous article

Maior parte dos pais nos EUA não aceita volta às aulas 100% presencial

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil