BrasilNotícias

PF detém um dos maiores especialistas em meteoritos da Nasa

0

PF detem nasa

A Polícia Federal do Brasil deteve no final da manhã de domingo (30) um dos maiores pesquisadores mundiais de meteoritos, o dr. Klaus Keil, que vinha para uma série de palestras e eventos científicos no país. Aos 80 anos, o cientista da Universidade do Havaí e que pertenceu aos quadros da NASA, desceu no Aeroporto de Guarulhos (SP), de um voo da American Airlines, de onde tomaria uma conexão para o Rio de Janeiro, quando foi detido.

A princípio, a delegacia da Polícia Federal no aeroporto informou ao cientista que o motivo da detenção era a falta o pagamento de uma taxa quando esteve no Brasil, em 2013, a convite do Museu Nacional, ocasião em que efetuou uma série de palestras e encontros sobre o assunto. Agora, por questões burocráticas, a PF apreendeu o passaporte do pesquisador estrangeiro e o deteve na área internacional do aeroporto, onde foi colocado no hotel interno sem acesso aos seus colegas brasileiros.

Keil se encontra desde as 11 horas da manhã de domingo retido na ala internacional do aeroporto. Ele seria remetido novamente aos EUA às 20h30, num voo de retorno ao Havaí. Diversos cientistas se mobilizaram para evitar a deportação, inclusive para entender o ocorrido e conseguiram adiar a decisão da PF.

Em entrevista por telefone à Gazeta do Povo, Keil explicou que foi convidado para ministrar 14 palestras em nove cidades diferentes. “Sou voluntário, não recebo nada por isso. Sei da importância de compartilhar informação e, principalmente, gostaria de ajudar os estudantes brasileiros. Eu amo o Brasil. Meu objetivo era justamente contribuir para o desenvolvimento da astronomia daqui”, disse o cientista. Ele contou que foi bem tratado pelo agente da PF que foi “solícito” e “educado”.

O pesquisador e especialista em meteoritos, André Moutinho, foi até o Aeroporto Internacional de Guarulhos prestar socorro ao cientista alemão, naturalizado norte-americano. “O problema foi que ele tem visto de trabalho e precisava ter feito um procedimento na delegacia no desembarque. Ninguém sabia disto, uma coisa simples e que poderia ser resolvida facilmente”, comentou.

O Meteoritical Society Endowment Fund financiou a vinda do pesquisador para o Brasil para um circuito de palestras, inclusive para a abertura do Encontro de Meteoritos e Vulcões do Museu Nacional (RJ), no próximo dia 3. Ele também tem previstas palestras em Porto Alegre, Salvador, no Inpe de São José dos Campos, e no Encontro de Astronomia da FAB no começo de outubro.

O gabinete do Ministério da Justiça acionou a chefia do departamento de estrangeiros para que resolvesse a questão. Foram contatados a embaixada e o consulado dos EUA. De posse da matéria da Gazeta do Povo, os cientistas passaram a pressionar os órgãos competentes para uma solução. A operadora do voo informou à PF que não se envolveria no caso. Segundo as autoridades brasileiras, a companhia poderia ter corrigido a questão ainda a bordo.


PF combate quadrilha de estrangeiros que movimentou R$ 50 milhões

Previous article

Eduardo Cunha prepara saída magistral da cena política

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil