NotíciasUSA

Declarações de Trump recebem prêmio de ‘Mentira do Ano’ em site dos EUA

0

_trump

As declarações do pré-candidato presidencial republicano Donald Trump ganharam o prêmio “Mentira do Ano 2015” concedido pelo “PolitiFact”, um site que verifica a veracidade dos comentários dos políticos nos Estados Unidos.

O portal de internet, projeto do jornal “Tampa Bay Times” e do Instituto Poynter, avaliou 77 declarações do polêmico magnata desde que ele anunciou em junho a intenção de ser o candidato republicano à Casa Branca. Segundo o “medidor da verdade” do “PolitiFact”, 76% dos comentários de Trump analisados eram “falsos” ou “em sua maioria falsos”.

Entre eles, o principal e talvez mais polêmico até então, ocorreu logo no anúncio entrada na corrida presidencial, quando o magnata disse que o governo do México envia maus elementos aos EUA. Trump, que lidera as pesquisas entre os eleitores republicanos, acusou os imigrantes ilegais mexicanos de serem “estupradores” e “criminosos”, provocando uma grande polêmica nos EUA.

“Não há provas que mostrem que o governo mexicano incentiva os criminosos a atravessar a fronteira. A maior parte da imigração ilegal ocorre entre pessoas que procuram trabalho”, disse o site. “Estimativas recentes indicam que a imigração ilegal desde o México caiu radicalmente durante a crise e continuou baixa”, acrescentou o “PolitiFact” na análise sobre as declarações de Trump.

Michel LaBossiere, professor de Filosofia na Universidade Flórida A&M, disse ao “PolitiFact” que Trump “aperfeiçoou a mentira intolerável como ferramenta de campanha”. “Ele faz declarações claramente falsas ou absurdamente falsas que atraem a atenção da imprensa. Então, ele se aproveita disso até que chega o momento de fazer outra”, destacou LaBossiere.

Entre outras mentiras que deram o prêmio a Trump estão o comentário de que 81% dos brancos assassinados nos EUA são vítimas de criminosos negros, quando na verdade o índice é de 15%. O magnata também afirmou que viu “milhares e milhares de pessoas comemorando” em New Jersey a queda das torres gêmeas após os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York.

Segundo o “PolitiFact”, o pré-candidato está usando na campanha eleitoral sua filosofia da “hipérbole veraz”, que o guiou em seus negócios imobiliários e em seu programa televisivo “O Aprendiz”. Essa filosofia foi explicada no best-seller “The Art of The Deal”, que Trump publicou em 1997, livro no qual indica que uma “pequena hipérbole nunca causa prejuízo”. “As pessoas querem crer que algo é o maior, o melhor e o mais espetacular. Eu chamo isso de hipérbole veraz. É uma forma inocente de exagero e uma forma muito efetiva de promoção”.


EUA derrubam proibição de 30 anos para doações de sangue por homens gays

Previous article

Receita para o Natal: Torta de frigideira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias