ComunidadeNotícias

Consumo de carne processada pode piorar asma, indica estudo

0

carne-processada

Comer carne processada pode piorar os sintomas da asma, dizem pesquisadores. Consumir mais de quatro porções por semana é um risco, sugere um estudo feito com cerca de mil pessoas na França e publicado no periódico científico Thorax.

Os pesquisadores acreditam que um conservante chamado nitrito, usado em carnes como salsichas, salames e presuntos, possa ser o responsável por uma piora nas condições das vias respiratórias. Mas especialistas dizem que o vínculo não foi provado, e que mais pesquisas são necessárias nesse sentido.

Mais do que se preocupar com apenas um tipo de comida, as pessoas devem manter uma dieta saudável e variada, recomendam. O consumo de carne processada já foi associado à incidência de câncer.

Especialistas afirmam que para manter boa saúde não é recomendável comer mais do que 70 gramas por dia de carne vermelha e processada. Isso equivale a uma salsicha mais uma fatia de bacon por dia.

Participantes do estudo responderam a uma pesquisa sobre alimentação e saúde durante dez anos, de 2003 a 2013. Metade dos participantes tinha asma. O restante – o chamado grupo de controle – não tinha histórico da doença.

A pesquisa analisou sintomas da asma – falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito – e o consumo de carne processada: uma porção simples foi classificada como duas fatias de presunto, uma salsicha ou duas fatias de salame.

Entre os asmáticos, um maior consumo de carne foi associado a uma piora dos sintomas pulmonares. Pessoas que disseram ingerir mais de quatro porções por semana – oito fatias de presento ou quatro salsichas, por exemplo – registraram piora mais intensa da asma ao final do estudo.

Os pesquisadores destacam que o trabalho não pode provar que a causa da piora seja a dieta, pois há muitos fatores na vida de uma pessoa que podem agravar um quadro de asma.

Eles tentaram eliminar os fatores mais óbvios, controlando o efeito de variáveis como obesidade, mas ainda assim a associação entre consumo de carne processada e piora dos sintomas se manteve.

Para a maioria dos pacientes, segundo ela, ter uma alimentação saudável “funciona da mesma maneira do que para o restante das pessoas: ter uma dieta balanceada que inclua muitos alimentos frescos e não processados, com baixo teor de açúcar, sal e gorduras saturadas”.

Catherine Collins, da Associação Britânica de Nutrição, recomenda uma dieta “variada e de estilo mediterrâneo”. com muitos produtos frescos, “mesmo se tenha ou não asma”.


Doutor em Química, brasileiro desenvolve produto que elimina cáries sem uso da broca

Previous article

Brasileiros disputarão o prêmio de maior vaqueiro do mundo durante o 24th Professional Bull Riders

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Comunidade