BrasilNotícias

Imigração brasileira para o Japão volta a crescer após dez anos

0

Entre 1989 e 2018, é possível identificar três grandes ondas de imigração de brasileiros decasséguis para o Japão: na virada dos anos 1990, depois no fim da década e agora, nos últimos anos, com a crise financeira que resultou em 27 milhões de desempregados no Brasil. Para Natália Fingerman, professora de Relações Internacionais da Unisantos, a questão econômica explica uma boa parte da motivação para brasileiros que buscam mudar de vida em outras partes do mundo, mas a melhoria na qualidade de vida é muito importante.

Em 1989, havia 14 mil brasileiros vivendo no Japão. No ano seguinte, eram 56 mil. Em 1992, 119 mil. Segundo o Consulado Geral do Brasil em Tóquio, que usa as estatísticas do ministério da Justiça japonês, hoje são 191.362 cidadãos brasileiros vivendo no país. O número de brasileiros deve aumentar novamente até o fim do ano. Desiludidos com a situação do país, jovens estão esperando o pedido de visto de trabalho para ir pela primeira vez para o outro lado do mundo.

O grande problema desse movimento, na opinião da professora Natália Fingermann, é que a saída de profissionais que no Brasil são considerados qualificados acaba prejudicando a própria recuperação do país. “Acabamos perdendo muitas pessoas com qualificação profissional aqui, isso cria um déficit no mercado. Quando as empresas estrangeiras voltarem a investir aqui, os cargos mais altos acabarão ocupados por gente que eles vão precisar trazer, não por brasileiros e isso faz com que os recursos não fiquem por aqui”, explica.

 


Brasil lidera ranking mundial por mortes com armas de fogo

Previous article

Suíça extradita para os EUA brasileiro suspeito de roubar R$ 3 milhões por meio de fraude financeira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil