BrasilDestaquesNotícias

Baiana vence Prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU

0

A brasileira Anna Luísa Beserra foi uma das selecionadas, ao lado de outros seis premiados, todos com menos de 30 anos, para o Prêmio Jovens Campeões da Terra, da ONU Meio Ambiente, escolhidos em regiões da África, América do Norte, Ásia, Pacífico e Europa.

Anna Luísa, de 21 anos, foi a vencedora da América Latina e Caribe. A premiação, que acontece desde 2017, reconhece o trabalho de “jovens brilhantes ambientalistas com visão prestigiada e bem-sucedida”. Aos 15 anos, Anna Luísa já começou a desenvolver tecnologias para purificação de água. No mundo todo milhões de pessoas não têm acesso à água potável e a saneamento. Uma situação que ocorre em muitas localidades da região semiárida nordestina do Brasil.

A consequência disso é que, a cada dois minutos, estima-se que uma criança morra devido a problemas associados com a má qualidade da água, como por exemplo, infecções bacterianas e diarreia. “Essas comunidades rurais necessitam armazenar água durante a época de chuvas para que não precisem caminhar longas distâncias nas estações mais secas. Às vezes, a água fica infectada com transmissores de doenças e frequentemente não está limpa”, explica Anna Luísa. Aos 15 anos, a estudante já começou a desenvolver uma tecnologia para purificação de água. Inspirou-se no sistema Sodis, criado na Universidade Americana de Beirute, que utilizava energia solar para descontaminar água contida em garrafas plásticas.

Anna Luisa aprimorou o método e criou filtros, que purificam a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais. Chamado de Aqualuz, o dispositivo tem baixo custo, fácil instalação e garantia de eliminar 100% das bactérias presentes na água. A tecnologia pode limpar até 10 litros de água em 4 horas. O custo médio para cada 10 litros de água tratada é de R$0,03 e o equipamento possui uma durabilidade de 20 anos. Atualmente há mais de 50 aparelhos Aqualuz, instalados em casas de oito cidades, em cinco estados do país. A menina baiana que cursou Biotecnologia Industrial na Universidade Federal da Bahia e também já fez curso no MIT Sloan School of Management, em Cambridge, sonha agora em levar a tecnologia de purificação de água para outros países do mundo.


Democratas anunciam abertura de processo de impeachment contra Trump

Previous article

Milhares de imigrantes em risco de deportação recebem comunicados falsos para comparecer em tribunal

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Brasil