DestaquesNotíciasUSA

Eleitores republicanos pensam que Gates usará vacina da Covid-19 para implantar chips

0

Um levantamento feito pela Yahoo e pela empresa YouGov mostra como algumas das teorias da conspiração sobre o coronavírus atrapalham os esforços no combate à pandemia. No caso da história que envolve o fundador da Microsoft, a pesquisa mostra que 44% dos republicanos acreditam que Bill Gates quer usar uma vacina em massa contra a Covid-19 como pretexto para instalar microchips que monitoram as pessoas.

A pesquisa, realizada nos dias 20 e 21 de maio com 1.640 americanos, constatou que apenas 26% dos republicanos identificam a história como falsa. Entre os eleitores democratas a teoria da conspiração tem menos força. Cerca de 19% acreditam nela. Bill Gates é um dos bilionários que fazem doações a instituições no combate ao coronavírus. Em abril, o filantropo disse que estava apoiando a produção de vacinas em sete empresas.

De acordo com o Yahoo News, a nova pesquisa descobriu que há um efeito de “escolha da própria realidade”, que distorce a percepção de quase todos os aspectos da pandemia, da reabertura à vacinação e ao número oficial de mortes. O efeito é mais forte entre a direita americana. Mesmo que teorias da conspiração, como a da vacina que implantará chips, tenha seus defensores, a pesquisa também mostra que os americanos estão preocupados com o excesso de desinformação durante a pandemia.

A maioria do público está “muito preocupada” (56%) ou “um pouco preocupada” (30%) com “informações falsas ou enganosas sendo comunicadas sobre o coronavírus”. No entanto, democratas e republicanos colocam a culpa em pessoas diferentes. Quando os democratas são perguntados sobre a principal fonte de informações falsas sobre o coronavírus, 56% escolhem o governo de Donald Trump.

Os republicanos, por outro lado, apontam a grande mídia (54%) como a principal culpada. A pesquisa também mostra que a crença em uma possível vacina não é forte nos Estados Unidos.  Quando se trata de aceitar tomar uma vacina contra a covid-19, os eleitores democratas têm mais segurança de dizer que o farão (72%) do que os eleitores de Trump (44%). A maioria dos eleitores de Trump diz que planeja evitar a vacinação (29%) ou diz que ainda não tem certeza (27%). Esses dados refletem a falta de confiança dos americanos em uma possível vacinação contra a covid-19, de acordo com o Yahoo News.

Apenas 42% dos americanos confiam nas autoridades de saúde pública para julgar os riscos das vacinas, 31% não confiam e 27% não têm certeza. Entre os republicanos o índice de não confiança subiu de 31% para 41%. A maioria das pessoas que votaram em Donald Trump (58%) também acredita que cientistas chineses pesquisavam o vírus em um laboratório de Wuhan, de onde ele teria escapado.  A teoria foi divulgada como uma suspeita pelo governo de Donald Trump, mas refutada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo principal epidemiologista que aconselha a Casa Branca, Anthony Fauci.


Vacina contra o coronavírus encontra um problema: acabou pandemia na Inglaterra

Previous article

Brasileiro Diretor-Geral da OMC decide renunciar ao cargo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques