DestaquesNotíciasUSA

Latinos nos EUA sofrem discriminação de outros latinos, aponta estudo

0

Os latinos nos Estados Unidos sofrem discriminação até mesmo de seus próprios pares, e aqueles com pele mais escura ou que nasceram fora do país são mais propensos a receber um tratamento injusto, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (2)

A pesquisa, do Centro de Investigações Pew, realizada em março de 2021, mostra que 27% dos latinos dizem ter sofrido discriminação de um semelhante, frente a 31% que dizem ter sido discriminados por um não latino. Em ambos os casos, os latinos não brancos têm mais chances de se tornarem alvos.

Poucos imigrantes nos EUA se identificam como 'latinos' ou 'hispânicos' -  WSJ

Um total de 41% dos latinos de pele escura dizem que foram discriminados por outro latino, enquanto 25% com pele mais clara afirmam o mesmo. As porcentagens são semelhantes em caso de discriminação por um não latino (42% e 29%, respectivamente). Os latinos nos Estados Unidos também relatam discriminação com base em seu local de nascimento. Segundo a pesquisa, os nativos de Porto Rico, território americano de língua espanhola, assim como os latinos nascidos fora dos Estados Unidos, são mais propensos a dizer que foram discriminados por outro latino do que os nascidos nos 50 estados ou na capital federal (32% contra 23%). Os números não variam muito quando o tratamento discriminatório vem de um não latino (34% contra 27%).

A pesquisa do Pew também mostra que os hispânicos fazem comentários ou piadas racistas sobre seus pares. Um total de 48% dos hispânicos dizem que frequentemente (13%) ou às vezes (35%) ouviram familiares ou amigos fazerem esse tipo de piada sobre outros hispânicos. Os latinos mais jovens, com idade entre 18 e 29 anos, têm mais chance do que os latinos com 50 anos ou mais de dizer que ouvem esses comentários racistas. Por outro lado, 40% dos latinos nascidos em Porto Rico ou no exterior dizem que a discriminação com base na cor da pele ou raça é quase a mesma em seu local de origem e nos Estados Unidos.

More Hispanics in U.S. speaking English

Cerca da metade dos hispânicos que vivem nos Estados Unidos (48%) dizem que a discriminação por raça ou cor de pele é um problema muito grande no país, segundo o Pew. O estudo revela que, em 2021, 23% dos latinos dizem ter sido criticados por falar espanhol em público, e 20% de todos os latinos dizem ter sido insultados nos últimos 12 meses. Os hispânicos nos Estados Unidos eram 62,1 milhões em 2020, o equivalente a 19% da população total. No censo daquele ano, o número de latinos que se identificavam como apenas brancos era de 12,6 milhões. Nos Estados Unidos, são chamados de latinos os originários de países latino-americanos colonizados por Espanha ou Portugal, e hispânicos aqueles que têm raízes na Espanha ou em países latino-americanos de língua espanhola. O Censo e outras entidades usam os termos como sinônimos.

Opinion: The Real Story Is That Latinos Are Successfully Assimilating in  America - Times of San Diego


Senado de Massachusetts vai debater carteiras de motorista para imigrantes indocumentados esta semana

Previous article

Massachusetts: Crítico da liberação do driver license teme “grande onda” de imigrantes ilegais

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques