DestaquesMundoNotícias

Ciudad Juarez: Mexicano é indiciado por responsabilidade no incêndio em centro de detenção de imigrantes

0

O líder da agência de imigração do México foi indiciado em tribunal sob a acusação de não garantir a segurança dentro dos centros de detenção de migrantes do país, após um incêndio no mês passado que matou 40 migrantes e requerentes de asilo. Francisco Garduno, líder do Instituto Mexicano de Imigração, enfrentou uma audiência na terça-feira, onde os promotores apresentaram evidências de que ele deveria ter fechado instalações que não atendiam aos requisitos de segurança.

Os promotores observaram anteriormente que o caso indicava um “padrão de irresponsabilidade” por parte do instituto de imigração. O incêndio mortal aumentou o escrutínio das condições que os migrantes e solicitantes de asilo costumam enfrentar em países como o México, onde os críticos dizem que são frequentemente submetidos a abusos e têm direitos básicos negados.

O incêndio de 27 de março chamou a atenção internacional depois que um vídeo circulou, mostrando os guardas sem fazer nenhum esforço para libertar um grupo de 68 homens presos em uma cela no centro de detenção de Ciudad Juarez. Os promotores disseram que guardas de segurança privada pediram permissão às autoridades para libertar os homens detidos quando o incêndio começou, mas foram instruídos a não fazê-lo. Mais de duas dezenas de pessoas ficaram feridas no incêndio, além das 40 mortes. Muitos eram de Honduras, El Salvador, Guatemala e Venezuela. As autoridades mexicanas disseram que os migrantes e requerentes de asilo causaram o incêndio para protestar contra suas condições e deportação.

Vários migrantes no abrigo também disseram que foram informados de que poderiam garantir sua libertação pagando US$ 1.000, de acordo com promotores que sugeriram que a corrupção e a exploração eram comuns antes do incêndio. Em abril, um juiz mexicano ordenou a prisão de três funcionários da imigração, um guarda de segurança particular e um migrante venezuelano em conexão com o incêndio em Juarez. O oficial de mais alto escalão a ser julgado até agora é o delegado da agência de imigração no estado mexicano de Chihuahua, o contra-almirante reformado da Marinha Salvador González. Ele foi indiciado por homicídio e lesão corporal por omissão.

Garduno, que já havia supervisionado o sistema prisional do México, foi nomeado para administrar a agência de imigração do país em 2019, quando o país estava sob pressão dos Estados Unidos para reprimir imigrantes e requerentes de asilo que viajavam para o norte. Alguns defensores apontam para mudanças recentes na lei de imigração – como a política de expulsão transfronteiriça Título 42 nos EUA e outros impedimentos – como exacerbando as condições que levaram ao incêndio. “Os países da região, liderados pelos Estados Unidos, estabeleceram políticas migratórias compartilhadas cada vez mais desumanas, tornando quase impossível o acesso ao direito de asilo e obrigando as pessoas a buscar rotas mais perigosas que as colocam em situações ainda mais vulneráveis ”, disse o grupo de direitos humanos Anistia Internacional em um declaração acompanhando o incêndio.

// Com informações do site Al Jazeera.


Polícia oferece US$ 17 mil de recompensa para achar quem jogou a pedra que matou Alexa Bartell

Previous article

Fotos: Em um mês, México detém 81 brasileiros em nova rota migratória para os EUA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques