DestaquesNotíciasUSA

Tudo o que você precisa saber para obter sua carteira de motorista em alguns estados dos EUA

0

Com a iminência de Massachusetts começar a emitir carteiras de motorista para pessoas indocumentadas, surgem muitas dúvidas, e a maioria dos imigrantes desconhece o processo de obtenção desse documento nos Estados Unidos.

Imigrantes sem documentos de residência podem obter carteiras de habilitação em vários estados e em Washington, DC, desde que cumpram determinados requisitos. Embora algumas pessoas acreditem que obter uma carteira de motorista sem o Green Card seja arriscado, a organização United We Dream, que defende os indocumentados, auxilia aqueles que desejam obter licenças emitidas pelos escritórios estaduais do Departamento de Veículos Automotores (DMV) para essas pessoas.

A organização emitiu um comunicado destacando várias razões pelas quais um imigrante indocumentado deve solicitar uma carteira. “Isso permite que você dirija com segurança em seu estado e facilite seu deslocamento para o trabalho, visitas a amigos e familiares e muito mais”, disse a organização. “A maioria das pessoas guarda a carteira de motorista em uma bolsa ou carteira junto com outros itens, como dinheiro, cheques ou um telefone. Se você perder essa bolsa ou carteira, sua carteira de motorista contém informações que permitem que alguém devolva os itens para você”, acrescentou.

Os requisitos para pessoas indocumentadas variam entre os estados, embora existam semelhanças que permitem que imigrantes indocumentados obtenham carteiras de motorista. No entanto, esses direitos são baseados em leis diferentes, que podem apresentar algumas exigências distintas. É importante revisar cuidadosamente esses requisitos antes de se candidatar, garantindo que você tenha todos os documentos necessários, como lembra o comunicado da United We Dream.

A seguir, estão os processos para obtenção de carteiras de motorista em alguns estados específicos sem a necessidade de documentos:

1. Nova York: Todos os candidatos a carteiras de motorista devem apresentar uma combinação de documentos que comprovem seu nome, data de nascimento e residência no estado de Nova York. Os documentos aceitos incluem passaporte válido, documento de identificação consular válido, carteira de motorista estrangeira válida e não vencida com foto, carteira de identidade emitida pela cidade onde reside (por exemplo, identidade da cidade de Nova York), decreto emitido por tribunal para registro de casamento, divórcio estrangeiro ou mudança de nome, e certidão de nascimento estrangeira.

2. Nova Jersey: Neste estado, também é possível para imigrantes indocumentados solicitar uma carteira de motorista. Os documentos exigidos podem incluir documento de identificação, comprovante de endereço em Nova Jersey, número de Seguro Social ou ITIN (Individual Taxpayer Identification Number). Caso você não possua um ITIN, poderá fornecer uma declaração juramentada para atender a esse requisito. Qualquer documento em um idioma diferente do inglês requer uma “certificação traduzida”.

3. Illinois: Para obter uma carteira de motorista neste estado, podem ser solicitados documentos como comprovante de residência em Illinois por pelo menos 12 meses, aprovação em testes de visão, escrita e direção. Após a aprovação nos exames obrigatórios, a pessoa receberá um documento temporário em papel com alto nível de segurança, válido por 90 dias, que servirá exclusivamente como carteira de motorista para dirigir. Esse documento será marcado como “inválido para reconhecimento” e não poderá ser utilizado para embarcar em um avião, entrar em prédios federais, registrar-se para votar ou solicitar um cartão de Identificação do Proprietário de Arma de Fogo (FOID).

4. Califórnia: Na Califórnia, existe a chamada “carteira de motorista AB 60”, para a qual você deve preencher um requerimento (DL/ID), apresentar prova de identificação e residência na Califórnia, pagar a taxa de inscrição não reembolsável, escanear a impressão digital, passar por um exame oftalmológico, tirar uma foto, passar no teste de conhecimento, passar no teste de sinalização de trânsito (se aplicável) e realizar um teste de direção. Também é necessário fornecer prova de responsabilidade financeira (seguro de automóvel) que atenda ou exceda os requisitos de seguro da Califórnia. Candidatos menores de 18 anos também devem fornecer prova de conclusão de um curso de uma autoescola.

5. Colorado: Os documentos necessários para solicitar uma carteira de motorista no Colorado incluem passaporte ou carteira de identidade consular, documento de identificação militar, Cartão do ITIN (não plastificado), carta da Receita Federal, declaração de Imposto de Renda Estadual Certificada, rascunhos de declaração de impostos do Colorado do ano anterior (DR0104), documentos que comprovem residência no Colorado (conta de luz, extrato bancário ou cartão de crédito), detalhes de arrendamento ou hipoteca, apólice de seguro e conta de telefone. Todos os documentos devem ser originais, certificados e autenticados, sendo que fotocópias, documentos autenticados e impressões online não são aceitos.

Essas são apenas algumas informações sobre como obter uma carteira de motorista sem documentos em determinados estados dos Estados Unidos. É importante lembrar que os requisitos podem mudar ao longo do tempo, portanto, é recomendado consultar as informações mais recentes do Departamento de Veículos Automotores (DMV) do estado em questão para obter orientações precisas.


EUA deportaram mais de 11 mil migrantes, de mais de 30 países, após fim do Título 42

Previous article

Comunidade: Até $18.50/h será pago pelo governo de New Jersey na temporada de verão para salva-vidas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Destaques