EsportesNotícias

Cruzeiro mira final da Copinha após 17 anos, em meio à reestruturação da base e sob olhar do profissional

0

Invicto na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Cruzeiro enfrenta o Flamengo às 19h30 desta segunda-feira, pela semifinal. Com as categorias de base em reestruturação desde a chegada de Ronaldo Fenômeno, o time busca voltar à decisão da competição após 17 anos.

A última participação na final da Copinha foi em 2007, quando conquistou o único título do torneio ao bater o São Paulo. As outras presenças em decisões do torneio foram em 1996 e 2002, com derrotas para América-MG e Portuguesa-SP, respectivamente. Neste ano, se passar vai enfrentar Corinthians ou Novorizontino, que jogam às 21h30 desta segunda-feira.

É a segunda edição da Copinha com o Cruzeiro efetivamente sob comando de Ronaldo. O empresário adquiriu a SAF do clube em dezembro de 2021, a poucos dias da viagem da delegação rumo a São Paulo, já com a definição dos inscritos para 2022. A gestão de Fenômeno, em 2023 e 2024, mudou o planejamento em relação à competição.

Nessas duas últimas edições, o Cruzeiro fez a opção de inscrever um time jovem para a Copinha. Considerando os 30 inscritos para 2024, a média de idade foi de 17,5 anos. Houve corte de seis jogadores – sendo cinco entre 16 e 17 anos -, mas a média ainda seguiu abaixo de 18. Apenas seis inscritos nasceram em 2004 e, portanto, estão no último ano de idade júnior.

O regulamento ainda permitia que atletas nascidos em 2003 disputassem a competição, mas a diretoria fez a opção de não inscrever, por exemplo, os zagueiros Ruan Santos e Weverton, o volante Henrique Rodrigues e o atacante João Pedro. Com exceção a Weverton, emprestado ao Athletic para o Mineiro, os demais fazem a pré-temporada com o elenco profissional, na Toca da Raposa.

Além desses atletas, o meia Japa (2004) e o atacante Robert (2005) também teriam condições de disputar a competição, mas seguem inseridos ao profissional após serem utilizados na reta final do último Brasileirão.

E é esse o caminho que alguns jogadores do atual elenco da Copinha pode seguir após o fim da competição no interior de São Paulo. A comissão técnica de Larcamón está acompanhando os jogos e tende a observar de perto algumas das peças comandadas por Fernando Seabra. Vale lembrar que o sub-20, desde a chegada da SAF, tem treinando na Toca da Raposa e está inserido ao dia a dia do profissional.

Não há uma lista fechada de jogadores que serão observados no profissional, mas a tendência é de que essa avaliação parta inicialmente com aqueles que estão no último ano de sub-20. O lateral-direito Dorival, que se encaixa nesta situação, tem ainda o agravante de ter empréstimo apenas o meio do ano, com valor dos direitos econômicos fixados. No ano passado, em situação parecida, Ian Luccas ficou fora da Copinha, começou o Mineiro titular com Pezzolano e foi comprado junto à Ferroviária.

Os demais jogadores nascidos em 2004 são o zagueiro Pedrão, os meias Jhosefer, Vitinho e Xavier, e o atacante Arthur Viana. Todos eles são titulares da equipe, sendo que Vitinho e Arthur têm os contratos mais curtos, até dezembro de 2024 e janeiro de 2025, respectivamente. Os outros três têm vínculo até o final de 2025.

Na entrevista de apresentação como técnico do Cruzeiro, no início do mês, Larcamón deu indícios de que observará jovens dentro dos treinos e jogos.

– Eu sou, na essência, formador. Minha carreira, minha trajetória, muito antes do plano profissional, têm a ver com anos no futebol jovem, no futebol formativo, com o qual eu me identifico. Mas também entendendo que o lugar é o jovem que ganha. Ele ganha, tem a capacidade e a possibilidade de não só participar, mas de se consolidar.

No ano passado, além de alçar Japa e Robert ao profissional de forma definitiva, o sub-20 do Cruzeiro também conseguiu resultados importantes em termos de títulos, encerrando a temporada com as conquistas do Mineiro e da Copa do Brasil.


Lançado aplicativo que permite que aos pais rastrear os ônibus escolares em New York

Previous article

Há três anos no Atlético-MG, Hulk inicia temporada perto de superar marca de 100 gols pelo clube

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Esportes