DestaquesNotíciasUSA

Cidade do Texas está no pico da pandemia e se recusa a fazer lockdown

0

Quase na fronteira com o México, El Paso é conhecido pelo seu deserto, complexos militares e sol escaldante e agora é uma das regiões mais atingidas pela pandemia no país. Os pacientes com covid-19 respondem por mais da metade de todas as internações hospitalares no condado, e a contagem de casos continua a crescer.

Com os números aumentando na casa dos milhares todos os dias em El Paso, cerca de 77 mil pessoas já foram infectadas. É quase o mesmo número de casos confirmados em países inteiros como a Grécia ou a Líbia. As instalações estão tão lotadas que os pacientes são transportados de avião para outras cidades do Estado.

Coronavirus El Paso update: COVID-19 confirmed cases, prevention

Enquanto os hospitais lidam com muitos pacientes, o necrotério de El Paso não consegue acompanhar o número crescente de mortos no condado. Como resultado, os funcionários estão apelando para caminhões e trailers refrigerados. Dez desses necrotérios móveis foram contratados nas últimas semanas.

As instalações foram posicionadas do lado de fora do escritório da autoridade de saúde do Estado. Até as empresas do ramo que trabalham no condado estão sentindo a pressão. Jorge Ortiz, gerente de uma companhia do setor, disse ao veículo de imprensa KERA News que teve que converter a capela de sua funerária em um refrigerador. Ortiz observou que o pico de casos registrados no verão “não é nada comparado ao que estamos vivendo agora”.

Coronavírus: a cidade do Texas que está no pico da pandemia, mas se recusa  a fazer lockdown – TV Prefeito

A cidade continua enfrentando a falta de funcionários e as autoridades têm lidado com críticas por pedirem ajuda às prisões locais. Um porta-voz do escritório do xerife de El Paso disse que os presos são infratores menores e estavam em prisões de segurança mínima. Além disso, eles serão indenizados por seu trabalho em 2 dólares por hora.

Ricardo Samaniego, juiz do condado, considerou o uso de pessoas vindas do sistema prisional como um último recurso. “Se não há pessoal, ninguém para ajudar, e há voluntários, mesmo que sejam presidiários, então é isso que resta”, disse ele, de acordo com a rede de televisão KFOX14 News.

O juiz acrescentou que as autoridades estavam esperando os guardas nacionais do Texas, mas os militares não confirmaram que poderiam atender à demanda. Nos últimos seis meses, uma mulher de El Paso perdeu seis membros de sua família para o vírus. Agora, ela pede aos texanos que pratiquem o distanciamento social de maneira adequada, como sua família tentou fazer. “Você não quer estar no nosso lugar”, disse ela.

Veja as imagens que são destaques nesta terça-feira (24) - Fotos - R7  Internacional

Apesar das preocupações de muitos moradores, não há nenhum bloqueio à vista para o condado do oeste do Texas. Na sexta-feira, um tribunal de apelações do Estado anulou uma ordem de permanência em casa depois que proprietários de restaurantes locais e o procurador-geral do Estado processaram o juiz Samaniego por tentar criar um lockdown na cidade. O procurador-geral Ken Paxton chamou o juiz Samaniego de “tirano”. O juiz do condado respondeu que era “lamentável” que o procurador-geral tentasse “regozijar-se em vez de vir a El Paso para caminhar ao meu lado pelos necrotérios móveis”. Samaniego acrescentou que ficou desapontado com a decisão, mas observou que os habitantes de El Paso ainda devem aderir a certas restrições em relação ao uso de máscaras e aglomerações.


Por iminência de terceira onda de coronavírus Japão vai limitar turismo

Previous article

Corte Internacional de Apelações da ONU pela primeira vez será presidida por juiza brasileira

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Destaques