O argumento do PT nas campanhas eleitorais enfatiza que Fernando Henrique sucateou o país.
Hoje, com a internet fica fácil pesquisar para ver o que foi privatizado naquele então e o que ocorre com o governo dos PeTralhas.
Vejamos o que aparece nas pesquisas:
Governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
Embratel, depois de privatizada, ninguém mais precisa esperar 4 anos para ter uma linha telefônica recheada de ações podres indo contra a vontade do cliente.
Vale do Rio doce, depois da privatização, a Vale tornou-se uma das maiores mineradoras do mundo, comprando outras empresas do setor de mineração no exterior.
Além destas, Eletropaulo e LightRio.
Governo de LULA
Apesar dos PeTralhas chamarem Serra de Zé do Pedágio, estes covardes e cínicos fazem de conta que nem sabem de nada, quando o assunto é o que Lula privatizou e pedagiou.
Lula foi responsável pela privatização de cerca de 2,6 mil quilômetros de rodovias federais, que foram a leilão em 9 de outubro de 2007.
O grande vencedor do leilão para explorar por 25 anos pedágios nas rodovias foi o grupo espanhol OHL.
As estradas privatizadas são, seguido do vencedor do leilão no determinado lote:
* BR-381 Belo Horizonte (MG) – São Paulo (SP) – grupo OHL
* BR-393 Divisa (MG-RJ) – Via Dutra (RJ) – Acciona
* BR-101 Ponte Rio–Niterói (RJ) – (ES) – grupo OHL
* BR-153 Divisa (MG-SP) – Divisa (SP-PR) – BR VIAS
* BR-116 São Paulo (SP) – Curitiba (PR) – grupo OHL
* BR-116 Curitiba (PR) – Divisa (SC-RS) – grupo OHL
* BR-116/376/PR-101/SC Curitiba (PR) – Florianópolis (SC) – grupo OHL
Entre outras privatizações no governo Lula, estão:
* Banco do Estado do Ceará
* Banco do Estado do Maranhão
* Hidrelétrica Santo Antônio
* Hidrelétrica Jirau
* Linha de transmissão Porto Velho (RO) – Araraquara (SP)
Não podemos esquecer que Lula doou Itaipu para o Paraguai, não reagiu contra Morales quando este se apropriou da maquinaria da Petrobrás que foi instalada naquele país. Também não podemos deixar de lado a dinheirama que Lula distribuiu pelo mundo em troca de ser considerado o melhor presidente do mundo, daí a chacota de Obama com ele: “Este é o cara”. As dívidas perdoadas, enfim Lula se apropriou das chaves do cofre da nação e fez o que bem entendeu. Até a cama que pertence ao Palácio ele levou para Santo André, os prêmios de outros países que pertencem ao acervo público e não ao ocupante de plantão do Palácio.
Vale a pena lembrar como história de honestidade que a Primeira Dama, dona Sara, ganhou um colar de outro país e o mesmo se encontra no museu do Palácio, pelo menos até o ano 2000 ali estava.
Já dissemos que Lula privatizou 2.6 mil quilômetros de estradas federais, a meta de sua pupila é leiloar 7,5 mil quilômetros de estradas e 10 mil de ferrovias.
Os Correios, segundo a MP 532 foram adequados como S.A., autorizando a divisão da empresa em outras menores, pois o importante para os novos donos é o lucro, e o povo deve ir catar coquinho.
Segundo Maria da Graça Foster, presidente da Petrobrás, ela já está em adiantados entendimentos com a PEMEX (México) e a STATOIL (Noruega) para leiloar novamente a refinaria Alberto Pasqualine (RS) que esteve em mãos da REPSOL (Espanha).
Pré-Sal que foi vista por Lula como o meio de tornar o Brasil autosuficiente em petróleo, já perdeu 60% de sua totalidade, com o leilão de Libra que ficou assim dividida: 40% Petrobrás, a anglo-holandesa Shell 20%, Francesa Total, 20%, e as chinesas CNPC e CNOOC, com 10 % cada uma.
Meu temor é que uma delas consiga comprar as demais o que a tornaria majoritária, ou seja, ficará dona da Libra.
Segundo Dilma o lucro com dito leilão foi de 850 bilhões de reais e que a venda alcançou o total de um trilhão de reais.
Daí deve ter saído a grana para os estádios e para o pernoite de $10 mil dólares e o jantar de igual valor.
O que me alegra é que se quisermos, poderemos mudar tudo isso, basta votar certo em outubro.
Mesmo não sendo o PSDB o santo da devoção de muitos e feliz ou infelizmente Aécio não seja o preferido, ele é nossa única chance de tirar os PesssTistas do poder, pois Marina/Campos são mais falsos que nota de R$3 reais, se não ficam para o segundo turno com Dilma vão apoiá-la no segundo, como foi feito na eleição passada.
Quem está perdido não escolhe caminho, Aécio um presidente mineirinho.
Informar é um privilégio, informar corretamente uma obrigação.
Léa Campos















Comments