Nem bem terminou o Mundial do Catar, a FIFA já está organizando o de 2026. A próxima competição contará com 48 países, atualmente são 32. Não entendo por que a FIFA menciona 6 continentes quando todos sabemos que são 5: Europa, Ásia, África, Oceania e as Américas do Sul, do Norte e Central.
Os Estados Unidos querem criar um continente individual, teriam que mudar a nomenclatura divisão mundial do Mapa para se transformar em outro continente. Por mais rico que seja, nenhum país tem esse poder. O meu Mundial de 2026 será jogado em três países: Estados Unidos, Canadá e México, o que proporciona um desgaste maior para jogadores, dirigentes e torcedores. Para os torcedores, o desgaste além de físico, será financeiro também. Ásia e África foram os países mais beneficiados com as mudanças feitas pela FIFA.
COMO A ENTIDADE DIVIDIU A PARTICIPAÇÃO: Europa contará com 16 vagas. Eram 13. América do Sul que tinha 5, agora terá 7, igualando com América do Norte e Central. África tem 9 garantidas, mas poderá ter 10 se vencer a repescagem. A Ásia tem 8 classificadas e também poderá aumentar com a repescagem, fechando a distribuição da FIFA. A Oceania tem apenas um vaga. Canadá, México e Estados Unidos por serem países sede já têm suas vagas garantidas.
A entidade que organiza os Mundiais de seleções, estuda a oportunidade de colocar na repescagem um país de cada continente, mas está avaliando se é possível, vamos aguardar. Assim sendo as vagas foram confirmadas da seguinte forma: Europa (UEFA) 16 vagas, África (CAF) 9 e uma repescagem, Ásia (AFC) 8 vagas e uma repescagem, América do Sul (CONMEBOL) 6 vagas e uma repescagem, Américas do Norte e Central (CONCAF) 6 mais uma repescagem e Oceania (OFC) uma vaga. Agora é juntar “grana” para ir ao México, Canadá e Estados Unidos, e torcer por suas cores com o amor pátrio sempre.
Comments