Léa CamposNotícias

Léa Campos: O Futebol Brasileiro é Mineiro

0

lea2

Vivemos informados que o futebol (“foot-ball”) foi introduzido no Brasil pelo paulistano Charles Willian Miller, descendente de ingleses, que passou dez anos estudando na Inglaterra, onde conheceu o “foot-ball”. Regressou ao Brasil em 1894 e levando várias bolas resolvido ensiná-lo em nosso país.

Entretanto dita história é facilmente desmentida pelo anúncio publicado pelo “Collégio Mendonça” localizado em Pouso Alegre, sul de Minas, no jornal Gazeta de Ouro Fino em agosto de 1892.

O anúncio como prova o recorte abaixo mencionava que o foot-ball era uma das atividades oferecidas pela escola aos seus alunos.

lea

Vale mencionar ainda, que existem comentários de que marinheiros ingleses praticaram o esporte no Brasil antes de 1894, mas foi entre eles apenas, e infelizmente não existem provas desse evento.

Elcio Cornelsen, coordenador no Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA) da UFMG, diz que existem outros relatos sobre a chegada do futebol no Brasil.

Entretanto, torna-se difícil determinar se Miller foi realmente o pioneiro.

Vale enfatizar que Miller teve uma importância única na disseminação de dito esporte.

O primeiro jogo no Brasil aconteceu em abril de 1895 em São Paulo, entre a Companhia de Gás de SP e a Companhia Ferroviária também paulista, a equipe de Miller que acabou vencendo por 4 a 2.

O primeiro passo para popularizar o futebol no Brasil, ocorreu em 1919, quando sediamos o primeiro torneio sul-americano.

Nossa seleção venceu o Uruguai pelo placar olímpico, no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o gol foi marcado pelo grande Arthur Friendenreich, um mulato, filho de pai alemão e mãe brasileira.

Segundo historiadores, Arthur foi o maior jogador brasileiro antes da era de Pelé.

Hoje, o futebol é o esporte mais popular no Brasil, mas no início era praticado pela elite, principalmente pelos imigrantes europeus.

Em outros países, como a Inglaterra por exemplo, o esporte já nasceu popular.

Comenta-se que a partir do momento em que começaram a integrar jogadores que não eram da elite, o esporte começou a ficar popular.

Em 1933, foi profissionalizado, antes disso os atletas eram trabalhadores da alta classe.

1938 foi sem dúvida o marco histórico para a disseminação do esporte rei no Brasil, ao conquistar o terceiro lugar do Mundial na França. A equipe era formada por vários jogadores negros, entre eles o atacante Leônidas da Silva, carinhosamente chamado de Diamante Negro.

O primeiro clube popular, foi o Club de Regatas Vasco da Gama, fundado em 1898, mas somente em 1915 foi criado o departamento de futebol. Em 1922 estava na Primeira Divisão do Campeonato Carioca, e um ano depois conquistava o estadual com jogadores negros, mulatos e pobres, uma novidade na época.

Flamengo, Botafogo e Fluminense não aceitavam a miscigenação do time e o isolaram numa liga à parte, o que fez do Vasco a primeira equipe popular do país.

Depois de tudo isso, eu digo que tudo no Brasil passa por Minas, “uai sô”.


Social Press . 25/11/2016

Previous article

Movie Review: Ang Lee’s Billy Lynn’s Long Halftime Walk Is An Instant American Classic

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos