Léa CamposNotícias

Léa Campos: Moralizando o Futebol . Acabaram com a Paradinha!

0

Já passava da hora. Essa tal de paradinha no pênalti, a meu ver, desrespeita não somente o adversário como a beleza do esporte bretão.

O jogador é beneficiado com uma falta em que terá que vencer apenas o goleiro e vem com essa palhaçada de paradinha.

Muitos fazem “paradão”. Pelé e Didi, faziam a paradinha, mas quase nem se percebia. Hoje, dá tempo ao jogador de tomar um copo de água quando faz a paradinha.

A paradinha é atribuída a Pelé, que a fez pela primeira vez em 1966. Entretanto o próprio Rei esclareceu: “Não criei a paradinha, Didi é o inventor dessa jogada, eu apenas o copiei”, por essa sinceridade e por outras, Pelé será sempre o Rei do Futebol. Ele não tira o mérito dos companheiros, diferente de alguns jogadores de hoje.

Apesar da “trapaça”, ele foi e será sempre considerado o melhor jogador do mundo.

O campeonato “Liga”, realizado no ano passado e vencido pelo Londrina, foi uma vergonha total, as paradinhas pareciam estacionamento permitido.

Neymar, por exemplo, corre e antes de chutar, muda a perna que normalmente usa para chutar em cobranças de faltas. Messi faz o mesmo.

Isso não é ser craque, é ser covarde. Os jogadores londrinenses tiravam uma soneca na cobrança do pênalti, de tanto que demoravam para finalizar a jogada. O jogo se torna monótono.

No meu ponto de vista, a FIFA não deveria permitir que cada jogador use chuteira de cores diferentes, fica parecendo carnaval. Há jogadores que usam as chuteiras cada uma de cor diferente, não será novidade se os jogadores um dia resolverem usar camisas com cores diferentes dos originais.

Temos que levar em conta que uniforme é igualdade, já pensaram um policial usando um jaleco rosado como abrigo? Seria ridículo.

Outra palhaçada são os uniformes dos árbitros, muita cor, até cor de rosa, dita mudança tira a seriedade que o árbitro deve ter. Na minha época tínhamos dois uniformes: um preto e outro cuja camisa era amarela, os dois com mangas compridas.

Apesar das mudanças que a entidade máxima do futebol tem introduzido, necessita fazer muitas coisas mais para que o futebol volte a ser o esporte mais querido no mundo.

A International Football Association Board (IFAB), órgão da FIFA responsável pelas regras do futebol, tem feito algumas mudanças, como fez na última reunião, proibindo a cobrança do pênalti com paradinha, resta esperar que as entidades nacionais e os árbitros cumpram essa determinação.

No caso da cobrança com paradinha, o atleta será punido com cartão amarelo e se for gol o mesmo será anulado, o pênalti não será repetido e o atleta em questão será punido com um tiro livre a favor do adversário. Idêntica punição se aplica ao goleiro que se mover durante a cobrança.

Se não cumprirem as observações atuais feitas pela IFAB, o atleta será punido. Agora vamos ver como os considerados craques farão na hora de cobrar pênalti. Pelé fazia paradinha, mas era tremendo craque, carregava o time nas costas, a paradinha era apenas uma brincadeira, mas não era sempre que ele usava esta artimanha, enquanto os copiadores de hoje fazem até em treinos.

Informar é um privilégio, informar corretamente uma obrigação.

Léa Campos

 


Social Press . 11/01/2018

Previous article

Filtering Human Justice, Innocence, Heartache and Creativity

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos