Léa CamposNotícias

Léa Campos: Petrogate

0

lea_camposQuando se perde o domínio da situação e quando se tem vergonha e respeito pelo país que governa, os  protagonistas da catástrofe deveriam renunciar,  ou  em último caso, um Congresso, que se não fosse composto de judas, deveria usar  o que determina a constituição e pedir o impeachment do  presidente e vice.

Em 1972, Estados Unidos., protagonizaram um dos maiores escândalos de sua história política, o  Watergate.

Richard Nixon, foi o presidente alvo de uma série de investigaçoes, que trouxeram à tona as operações ilegais de seu governo e as negociações escusas ocorridas nos bastidores políticos da época.

Vale ressaltar que o ocorrido nos EEUU em nada se compara com o descalabro que ocorre em nosso país.

Em 17 de Junho de 1972, um grupo de 5 homens arrombou o Comitê Nacional do Partido Democrata, localizado no edifício Watergate na capital americana.

Este grupo foi identificado como apoiadores do Partido Republicano, ( no Brasil, são chamados de militância profissional, do PT).A invasão tinha como objetivo instalar escutas eletrônicas no local para obterem informações sobre seus adversários, em ano eleitoral,  dita manobra poderia dar bons frutos no resultado do pleito.

Em 1973 com a prisão e julgamento dos envolvidos ( sem delação premiada), tudo parecia ter ficado resolvido, mas não foi assim, um dos acusados em seu dpoimento relatou ao juiz John Sirica que o governo conduzia uma grande operação para abafar o escândalo, a investigação tomou uma proporção ainda maior.

Nos Estados Unidos  os Juízes não recebem benécias do governo, por isso atuam em conformidade com o que determinam as  leis, sem interesses pessoais.

O Congresso abriu um processo de impeachment contra o presidente americano, exigindo uma cópia de todas as conversas gravadas do presidente que tinha relação com o caso.

A Comissão de Justiça da Câmara ( coisa que no Brasil não existe), por meio de análise das conversas privadas de Nixon. concluiu que o presidente sabia do plano de escutas eletrônicas e que havia tentado usar sua influência para parrar as investigaões, a partir daí, as autoridades acusaram Nixxon de obstruir a Justiça, abusar do poder e desacatar ordens judiciais.

Infelizmente no Brasi isso não ocorre, o governo vai comprando a honra (se é que a tem) dos dois poderes (Judiciário e Legislativo), debilitando as forças armadas, a PF, criando um governo autoritàrio que passa por cima de tudo e de todos.

Enquanto tudo isso ocorria nos EEUU, a opinião pública e os meios de comunicação deixavam a situação do presidente cada dia pior.

No Brasil a vontade do povo , esclarecido, não conta, porque a massa de manobra é maior, e o governo manipula com bolsas e mentiras mil.

Assim em 09  de agosto de 1974, Richard Nixon entrou  para a história ao anunciar sua renúncia ao     cargo de presidente .

Infelizmente deste susto não morreremos, pois o sobrou em Nixon , vergonha, falta aos nossos governantes.

Para colocar ordem  na casa, Gerald Ford concedeu o perdão oficial para que o processo de impeachment fosse  interrompido, apenas os assessores do    ex-presidente, John Mitchell, HR Haldeman e John Ehrlichman, foram condenados pelo envolvimento em Watergate.

Em nosso país a presidente e todo o seu entorno blinda a todos os envolvivos, por mais provas que existam contra os mesmos, e busca a forma de culpar os delatores de alguma falcatrua.

Desde então, a opinião pública norte-americana abandonou o antigo olhar de reverência e respeito reservado ao preidente, afinal, os deslizes dessa importante figura não poderiam ficar acima das leis que regem a política dos EEUU.

Nixon,a partir daí, evitou qualquer especulação relacionada ao seu patrimônio financeiro, e sempre que era convidado a fazer uma palestra recusava o pagamento de cachê.

No Brasil, O ex-atual presidente Lula, cobra  adiantado por uma palestra.

Dilma que nos deu de  presente de Natal, os vários aumentos que nos esperam no próximo ano, deveria  nos beneficiar com sua renúncia dia 1º de Janeiro, seria uma forma de mostrar que ela relamente lutou pela democracia do Brasil na década de 70, e assim  evitar um conflito armado em nosso país, além de passar para a história como a primeira mulher-presidente a renunciar ao poder.

O governo brasileiro, que no momento copia o regime bolivariano e tenta implantá-lo no Brasil, deveria tomar  por exemplo  a atitude de Nixon, de Jânio Quadros, e por que não dizer do próprio Getúlio, que passou para a história, não pelo que fez e sim pela coragem de oferecer sua vida pelo Brasil

 O Sonho acaba quando a esperança morre.


Avião desaparecido é encontrado e corpos começam a ser retirados do mar

Previous article

Francisco Sampa: Vamos começar tudo outra vez. Feliz 2015!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos