Léa CamposNotícias

Léa Campos: Brasil Assassino de Sonhos

0

marcel sturmer

lea_camposTodo atleta brasileiro, sem importar o esporte que pratica, sonha um dia vestir a camisa brasileira e representar nosso país com orgulho e altivez. Sempre reclamo da falta de apoio para o futebol feminino, mas vejo que em todos os esportes a reclamação é a mesma. Repito a pergunta: para onde está sendo desviada a cota da loteria esportiva, supostamente criada para apoiar nossos atletas amadores? Dão rios de dinheiro para o futebol masculino levar de 7×1 dentro de  casa na “Copa das Copas” e para os que realmente deveriam receber alguma coisa a cota é ZERO.

Marcel Stümer escreve com tinta de ouro sua participação em Pan Americanos. Sua odisseia começou em 2003, quando ganhou o ouro no Pan em Santo Domingo, repetiu a dose em 2007 no Rio e em 2011 em Guadalajara. Em Toronto foi aplaudido de pé ao término de sua exibição, se tornando o primeiro atleta (masculino) a conquistar o ouro por quatro vezes. Marcel reclama da falta de patrocínio: “O que fica de reflexão para o país, é que eu tive que ganhar o primeiro Pan Americano para conseguir patrocínio, sendo que já era campeão mundial. Como um país com sede de uma Olimpíada, que sediou um Pan e que diz ter cultura esportiva espera que um atleta sej campeão para ter sua primeira ajuda de custo?”

Marcel o melhor patinador artístico do mundo, apesar de todos os títulos acumulados nunca poderá participar de uma Olimpíada porque este esporte não faz parte do programa Olímpico. O que é um absurdo. Talita Hass 20 anos, patinadora e prata em Toronto, está pensando em terminar a carreira por falta de patrocínio. Ela vai se formar em engenharia química, mas sua paixão é a patinação artística. Temos conquistado outras medalhas, nossa seleção feminina de rugbi é medalha de bronze depois de vencer Argentina, o que é um grande triunfo.

Nossos judocas estão bem no quadro de medalhas: Felipe Kitadai perde o ouro para o equatoriano Preciado e conquista a prata. Chibana levou o ouro masculino; Rafaela Silva leva o bronze; Erika venceu a canadense e ao final mordeu a medalha de ouro; numa luta acirrada contra a equatoriana Diana Cobos, Nathalia subiu ao pódio para receber a de prata.
Flávia Saraiva, bronze nas barras assimétricas. Nosso hipismo com Leandro, Sarah, João Marcari e João dos Santos, levam o bronze para casa.

A equipe de canoagem K4, ficou com a prata. Na prova de pistola (10m) Felipe Wu conquistou o ouro. A equipe brasileira de ginástica conquistou a prata. Thiago Pereira,  é um recordista o que lhe valeu o título de Mister Pan. Ele guarda 12 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.Com uma medalha mais neste Pan, ele iguala-se a outro brasileiro, Gustavo Borges, que subiu 19 vezes ao pódio, entretanto Thiago tem outra meta, ultrapassar Erick Lopes esgrimista cubano dono de 22 medalhas. Ele participará de 5 provas individuais e 3 em revezamento.

Lástima que a maioria dos atletas não recebe o patrocínio que proporcione dar continuidade aos treinamentos em busca de sonhos individuais ou coletivos. O Brasil é um país desigual: tem dinheiro para Jô Soares, para Chico Buarque, sua irmã e namorada e outros que não nos representam e nem levam a bandeira verde-amarela, da Ordem e do Progresso.

www.cronicasdeleacampos.blogspot.com

Informar é um privilégio, informar corretamente uma obrigação.
Léa Campos


Social Press . 16/07/2015

Previous article

Francisco Sampa: O quintal do vizinho não é problema nosso

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Léa Campos